Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Manifesto: por um carnaval retrô, chico Buarque, carnaval antigo











Enquanto o Rio e o mundo se preparam para o carnaval 2011. Eu lembro e demando um carnaval diferente de tudo que se vive hoje . Estou terminantemente cansada de ver "sabrinas satos" e afins,  mulheres carregando títulos de " rainha da bateria", travestidas de milhares de intervenções cirúrgicas e como dizem por ai "altissímas contribuições á escola". O carnaval midiático feito no Rio  e agora em SãoPaulo, aquele que aparece na tv, constitui um capítulo á parte da "desculturalização" e do amassamento que a mídia e a vontade de poder podem causar em uma manifestação cultural.
E quem diria o carnaval, manifestação cultural não só do "mundo Rio de Janeiro", mas do Brasil inteiro, foi enlatado, pasteurizado em bundas e baixarias, esquecendo-se daquilo que ele tinha de melhor: O SAMBA.
Eu ainda vivi o final dos grandes bailes de carnaval, nos clubes. Aliás, desde pequena meus pais investiam em fantasias muito bem elaboradas e me levavam junto com meus irmãos para pular  no Bailinho de carnaval infatil .
Fui criada com este ritual, o ritual carnavalesco, do preparo da fantasia, da maquiagem, onde estar vestida para o carnaval era um acontecimento. Na minha adolescêcia, vivi o final dos bailes de carnaval, mas ouvi muito sobre eles, ouvi sobre o glamour que permeava o baile de carnaval.  Cheguei a frequentar um baile de carnaval nos clubes, apenas um, porque depois foram extintos, com banda tocando "MARCHINHA", COM INSTRUMENTO DE SOPRO, COM  PANDEIRO, COM SAMBA. Que bom  que guardo na memória este carnaval, mas oque ficou na memória foi o glamour do clube, das roupas, das fantasias, do cuidado com o carnaval. As bebidas chiques, drinques, taças lindas nas mãos das mulheres- hoje só dá copo de plástico e guerra de marca de cerveja, poluindo as imagens carnavalescas, pior com aquelas camisetas e blocos uó.
O que eu demando para o carnaval????
Sei que é algo raro, quase impossível, demando pouco. Apenas o cuidado com o carnaval.
Gostaria de pular carnaval em um clube, com banda tocando marchinha, pessoas fantasiadas. Só isso, longe do axé, da Ivete Sangalo, da Claudia Leite , QUERO OUTRA PEGADA. Quero Chico Buarque , quero "a banda", quero " alaaaoooooo, mas que calor ouo ouo", quero Dalva de Oliveira, Bandeira branca.
E isso não é loucura, não é viver de museu é apenas bom senso!
Esses dois vídeos mostram a vibe  do carnaval de alguns anos atrás. Veja o samba e veja a festa mesmo, nas ruas, nos clubes e na Apoteóse.

Obs:Até  a chegada do carnaval vou postando e manifestando meu desejo em forma de manifesto. bjusss a todos
Rio Grande do sul tá pelando de quente, um mormaço como dizem aqui, como alento só a praia ou piscina.
Muito quenteeee
bjusss Volto logo!!!!



Um comentário:

  1. Ale,tua reflexão sobre essa forma de congraçamento, o carnaval, me convida a trazer um pouco do que Roberto DaMata expõe no clássico "Carnavais, malandros e heróis". Nessa obra, tanto o carnaval como os malandros e heróis são criações sociais que refletem os problemas e dilemas básicos da formação social que os gerou. O mito e o ritual seriam, assim, dramatizações ou maneiras curciais de chamar a atenção para certos aspectos da realidade social normalmente submersos pelas rotinas, interesses e complicações do cotidiano. Talvez posssamos afirmar que a "pobresa" estética das fantasias atuais, reflita a falta de esperança/fantasia do povo... não sei, apenas uma provocação...

    bêjo.
    Ivana

    ResponderExcluir