Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como um afago:John frusciante


Falar de Jonh frusciante para mim é no mínimo significativo. O problemático jovem guitarrista dos Red Hot Chilli Peppers me foi apresentado pelo meu irmão Márlon, também um eximío guitarista melódico. Não foi fácil no início, o som profundo, sombrio, quase carnívoro produzido por frusciante, ao tocar na alma traz catarsis - e tudo que catarsiona mexe com nossos sentimentos mais profundos e escondidos. Mas, logo, acostumei com as profundezas trazidas pelo artista nos seus momentos mais dolorosos e tristes, tanto na vida como na música.
O seu trabalho foi reconhecido pela revista americana Rolling Stone, que lhe concedeu o 18º lugar da lista dos "100 Melhores Guitarristas de Sempre" e também foi reconhecido como o melhor guitarrista dos últimos 30 anos (1980-2010) em uma votação popular no site da rádio britânica BBC. John Frusciante também mantêm uma carreira solo, tendo lançado dez álbuns. Gosto de todos, cada um do seu jeito, mas os melhores são: o Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt,Smile from the Streets you Hold. são IMPERDÍVEIS!!!!



Song: Untitled #2
Album: Niandra Lades And Usually Just A T-Shirt
Year: 1994
Label: American Recordings
Producer: John Frusciante

Claro que não é a toa que frusciante é quem é. Sente só: aos sete anos, John, começou a aprender guitarra e aos catorze anos já fazia algumas gravações. Tinha influências musicais de Jimmy Page, Jeff Beck, Jimi Hendrix e Frank Zappa, entre outros. Com dezesseis anos, John muda-se para Los Angeles onde pretende seguir carreira de músico. John Frusciante viu os Red Hot Chili Peppers pela primeira vez ainda adolescente, tornando-se imediatamente um fã fervoroso. Começou a ver em Hillel Slovak, o guitarrista original da banda um ídolo, tendo aprendido como tocar guitarra e baixo em todos os temas dos três primeiros álbuns. Slovak, morreu de overdose em 1988 e o baterista Jack Irons deixou a banda devido a problemas relacionados em lidar com a morte de Hillel. O baixista Flea e o vocalista Anthony Kiedis decidiram manter-se juntos e continuar com o projecto.









Frusciante juntou-se aos Red Hot Chili Peppers com 18 anos, entrando pela primeira vez no álbum de 1989 Mother's Milk. O seguinte álbum, Blood Sugar Sex Magik foi um completo sucesso. John, então, deixou a banda por um longo período, retornando em 1998, para a gravação do álbum Californication. Em 15 de dezembro de 2009, o músico anunciou, mais uma vez, sua saída do grupo.
Desde 92, antes mesmo de sua saída da banda, John inicia sua carreira solo, compondo e gravando músicas arbitrariamente, como um Free-lancer. No ano de 1994 é lançado o álbum Niandra Lades and Usually Just a T-Shirt, com canções gravadas, compostas e executadas em padrões "lo-fi" (baixa qualidade na gravação), onde se percebe que as músicas foram gravadas sem preocupações de estética musical, nem clareza de timbres e menos proporções de segmentos melódicos tradicionais. Em 1997, John, já afundado pela depressão, pelas drogas, que trouxeram-lhe inúmeras sequelas físicas e psicológicas, lança outro álbum, Smile from the Streets you Hold. Este foi concebido, inicialmente com a única intenção de ganhar dinheiro para poder usar drogas, como foi afirmado por ele mesmo. È um álbum controverso por todo os seus seguidores, e nos dias de hoje um de seus favoritos. Na época em que esteve fora da banda, John diz ter passado por inúmeras experiências sobrenaturais.




Após ter saído de clínicas de reabilitação, por várias vezes, com várias recaídas, John decide se internar em um hospital o qual passa internado por mais de um mês, uma vez que estava fraco, debilitado, com várias deformações coporais. Como a perda dos dentes,extraídos para evitar uma infecção letal. Em 1998, John inicia um processo de reformulação física e mental, onde passa por diversas cirurgias plásticas de reconstrução do rosto, livra-se da dependência das drogas (que por mais um ano teria lhe custado a vida. Anthony, que após saber por Flea do estado do amigo, resolve lhe comprar uma guitarra. (Frusciante havia vendido todas as que possuia para poder ter dinheiro para comprar drogas) insistiu para que ele voltasse a tocar com a banda, uma vez que o RHCP nunca mais conseguiu atingir o mesmo status que tinha até antes dele sair. John aceita a proposta e sua inclusão nos ensaios da banda foi acontecendo de maneira bem progressiva e ao mesmo tempo bem prodiginosa.Quem acompanhou a sua volta considerou milagrosa segundo Flea.
John Frusciante renasceu das cinzas...que bom... seria muito difícil viver sem ouvir, as vezes, despretenciosamente o seu toque na guitarra.

Um comentário:

  1. Cara ótima "reportagem", não sei definir isso exatamente, você é um ótimo escritor, e ler isso sobre meu maior ídolo foi engrandecedor, faço um curso de formação de docentes, espero passar um pouco de John para meus futuros alunos, parabéns pelo trabalho :3

    ResponderExcluir